Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

CONCERTO | MACACOS DO CHINÊS

Auditório Restart | 19 Dezembro _ 22:00


: : : : : ++++++++ : : : : : : : : : : +++++++++ : : : : : : : : : : ++++

A Restart continua a mostrar o que mais fresco e inovador se faz em Portugal, em termos musicais. Os ritmos serão, intensos, eléctricos e hip(hop)notizantes com os Macacos do Chinês, projecto apadrinhado pela Enchufada, editora dos Buraka Som Sistema.
Macacos do Chinês
Em Novembro de 2007, a Enchufada, unidade de criação artística e musical dos Buraka Som Sistema, prepara-se para lançar um single de um novo projecto, os Macacos do Chinês. A aposta no single, enquanto formato inovador e promocional, é representativo de todo um trabalho a ser editado em álbum em 2008. Este single é constituído por três temas – “Plutão”, “Déjà-vu” e “Inspiração”.

Macacos do Chinês surgiram de uma vontade cósmica de reinventar a culinária portuguesa e reavivar as suas influências africanas, árabes, brasileiras, japonesas e de todas as culturas que Portugal tocou e a que não ficou indiferente, miscenizando-se quase como que por instinto. Marinado numa brincadeira de crianças, este projecto começa na Amadora, factor comum aos três membros fundadores, Miguel Pité, André Pinheiro e Pedro Silva. Mais tarde, juntam-se ao projecto tanto ao vivo como no estúdio Alexandre Talhinhas aka Al:x (dj membro dos Cooltrain Crew) e Tiago Morna. Tudo começou quando André e Miguel, ao ouvirem linguagens do mosaico das músicas urbanas como o grime e o dubstep londrino, experimentaram criar uma batida dentro daquele género, tendo nascido assim o primeiro tema, “Déjà-vu”. Mais tarde, juntou-se Pedro Silva que, ao cantar em crioulo, fazia com que a junção funcionasse. O Mc convidado que apoia Miguel Pité nas actuações ao vivo é Espectro Cliché, André Madeira.

Pouco tempo depois de terem criado uma página no myspace, começaram a surgir convites. Integraram a compilação “Novos Talentos FNAC 2007”, com o tema “Inspiração” e receberam o surpreendente convite para actuar em Londres no Festival Atlantic Waves 2007, a 8 de Novembro.

A sua música, com influências diversas, desde o grime, dubstep, hip-hop, ambientes orientais, guitarras portuguesas aos ritmos kuduro, reflecte a multiplicidade de expressões urbanas pós-hip-hop e o arriscar em mesclas e linguagens que contribuem com novos elementos para uma música popular portuguesa. Com este single, os Macacos vincam a sua vontade de que agora seja sempre a subir pela cadeia alimentar acima, até que o macaco esteja a par com os outros crescidos.

O concerto inicia-se às 22h, com entrada livre.
“Jump, jump, jump!! Jump Around!!!.

1 comentário

Comentar post